top of page

Lima - Peru ( história, cultura e gastronomia)


Palácio do Governo (1937) Visitas guiadas gratuitas: segunda e sexta das 10h às 12:30.

Troca de guarda: diariamente às 11:45 Endereço: Jirón de la Unión s/n


Iniciando por Lima, capital e a maior cidade do Peru, fundada em 1.535, uma cidade com muita história, cultura, arquitetura e ótima gastronomia. Além de obras de artes possui lindos e paisagísticos jardins.

Para mim a quantidade de dias para ficar numa cidade é pessoal, fiquei 3 dias e poderia ter ficado mais um, para aproveitar um pouco mais.


Moeda: Nuevo sol. Compare as taxas de câmbios em http://www.exchangemoney.com.br/


Voei pela LAN e como sempre fiz um ótimo voo a bordo desta Cia. www.lan.com/pt_br/sitio_personas/index.html

Tenho o hábito de comprar pela Decolar, onde encontro os melhores preços. www.decolar.com/passagens-aereas/

Visto e passaporte: não são exigidos.


O clima é subtropical, com temperaturas entre 12ºC e 30ºC. Entre maio e novembro a umidade é alta, o que provoca um nevoeiro na cidade. Os meses de agosto e setembro registram as menores temperaturas. De dezembro a abril são os meses mais quentes, mas as maiores temperaturas são em fevereiro e março. O melhor período para ir é de outubro a abril. Em março e setembro ocorre mais chuvas. Escolha a sua estação e programe a sua viagem. Onde se hospedar?


Os melhores hotéis, restaurantes, centros comerciais, cassinos, danceterias estão nos distritos de Miraflores e San Isidro. Já o distrito de Barrancos proporciona uma agitada noite noturna com bares, restaurantes, boates e a presença de músicos, poetas e artistas.


Você pode conhecer a cidade de taxi, mas negocie a tarifa antes, pois os taxistas não possuem taxímetros, e o preço não é barato. Você poderá fazer um passeio turístico via ônibus panorâmico.


Cultura: são mais de 60 museus. A gazeta online publicou uma matéria indicando 11 deles, veja no link: http://agazeta.redegazeta.com.br/_conteudo/2014/02/entretenimento/revista_ag/1480248-onze-museus-de-lima-que-merecem-a-sua-visita.html

História: o centro histórico de Lima é considerado patrimônio histórico pela Unesco.

Arquitetura: da clássica colonial à moderna.


A gastronomia está entre as melhores da América do Sul, com muito peixes, frutos do mar, milho, batata, carnes e um tempero andino chamado aji. Para os apreciadores de ceviche, os melhores estão na Avenida Costeira La Mar em Miraflores.


Hospedagem? Ficamos hospedamos no imponente e histórico Gran Hotel Bolivar localizado no Centro com vista para a Praça San Martín.

Seu estilo clássico nos faz voltar a época de 1924 ano de sua construção sendo o maior e mais moderno hotel, até então. Uma fantástica viagem ao tempo.

Sua finalidade era alojar os convidados para as comemorações do primeiro centenário da batalha de Ayacucho ocorrido em 1924.

Seu terreno tem 4.000m2. Seus tapetes, mobiliário, espelhos e vitrais são de estilo europeu.

O hotel hospedou presidentes, ministros, reis, atores hollywoodianos, embaixadores e muitas personalidades distintas como Mick Jagger, Keith Richards, Pablo Neruda.

Além da ótima localização, do conforto e limpeza, se você gosta do vintage não deixe de se hospedar pelo menos uma noite neste hotel de longos e carpetados corredores.


Fachada Gran Hotel Bolivar Endereço: Jirón de la Union, 958



Vista lateral da janela - Gran Hotel Bolivar


Recepção do hotel com direito a um Ford 1920.



Saguão


Corredor dos quartos.


Dormitório


Banheiro ( suíte )

Alameda de restaurantes Endereço: Pasaje San Ramón, 246-248

Servidos? Peixe empanado com mandioca e milho / Camarões com arroz, lula, polvo e um ótimo molho.

Praça maior/das armas - Centro histórico. Local onde a cidade foi fundada. Ao seu redor se encontram os edifícios do Palácio de Governo (foto da capa deste post), a Catedral, o Palácio Arquiepiscopal, o Palácio Municipal e do Clube da União. Endereço: Jirón de la Unión Cuadra 3



Catedral (Construção de 1535 a 1649) - Centro histórico: Praça maior Endereço: Jirón Carabaya

Palácio Arquiepiscopal (1922) Praça Maior Centro histórico . É a residência do arcebispo.

Visita paga : segunda a sábado das 9h às 17h. Endereço: Jirón Carabaya

Palacio Municipal (1937) - Centro histórico Visita gratuita: de quarta a domingo das 9h às 16h.

Endereço: Jirón de la Unión 300 Praça das Armas

Lindo jardim próximo a Praça maior.

Praça de San Martín (1921 ) - Centro histórico. Com edifícios importantes como o Grande Hotel Bolívar e o Teatro Colón. É uma homenagem ao libertador Don José de San Martín.

Endereço: Avenida Colmena, Quadra 9 - Próximo da Praça Maior.

Teatro Colon (1914) Endereço: Jirón de la Unión, 1002

Gran Hotel Bolivar

Basílica menor e convento de São Francisco (1564 reconstruída após terremoto de 1657 à 1669 ) - Centro histórico. Estão junto no complexo a Igreja da Soledade e a Capela do Milagre.

Endereço: Jirón Lampa y Ancash

Se forem ao Peru, não deixem de conhecer Lima, vale muito a pena.

Não percam o próximo post sobre Miraflores um dos 43 distritos que forma Lima.

bottom of page